Bem Vindos!!!!!

Sejam bem vindos






terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A Prefeitura municipal anuncia novos investimentos para Guarda Municipal

Aquisição de veículos e equipamentos para a categoria
A Guarda Municipal de Feira de Santana vai ser contemplada com novos benefícios para a realização dos serviços de ronda ostensiva. Um deles é a aquisição de novas viaturas modelo Siena, caminhonete e motocicletas, modelo Broz 150, que serão utilizados juntamente com as oito viaturas e motocicletas já disponibilizadas.
Também serão adquiridos cones de sinalização, meias, boinas, cintos, cobertura gorro, camisas, capas, saias e calças para cumprir com o Plano de Fardamento anual da categoria. As licitações de números 169/2010 e 070/2010 estão em tramitação e são oriundas da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev).
Além disso, os agentes da Guarda Municipal que foram selecionados nas etapas dos exames TAF I e TAF II (Teste de Aptidão Física), ou foram indicados por não terem participado do curso de formação básica, vão participar de cursos de capacitação especializada.
A licitação sob o tipo “Menor Preço” para contratar empresa especializada em curso de capacitação será realizada no dia 28 de janeiro, às 9h30. Informações no Departamento de Licitações, na avenida Sampaio, 344, Centro, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. O edital está disponível no site http://www.feiradesantana.ba.gov.br/. Mais informações através do telefone (75) 3602 8333.
Recentemente, a Prefeitura de Feira de Santana adquiriu 60 coletes balísticos e detectores de metais para a Guarda Municipal, além de ter instalado sistema de rádio comunicação nas viaturas, que também vão receber GPS.
“A guarda está passando por um processo de transformação”, disse o secretário municipal de Prevenção à Violência, Mizael Freitas de Santana. 
Para o subcomandante da Guarda Municipal, Marcos Vinícius Alves, todos estes investimentos demonstram o compromisso da administração pública com a segurança do município e da categoria. “Os equipamentos e veículos serão bem vindos para que o nosso serviço tenha ainda mais qualidade”, afirma.

Guarda Municipal acionada por telefone

153 será implantado pela Prefeitura Municipal
Mais antiga instituição do gênero ativa no país, a Guarda Municipal de Feira de Santana poderá ser acionada pela população, dentro em breve, através de ligação gratuita pelo telefone 153. O serviço já está sendo implantado pela Prefeitura na Secretaria de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev) e aguarda apenas a liberação da Anatel para funcionamento.
O sub-comandante da Guarda Municipal, Marcus Vinícius, ressalta o impulso que a liberação da linha telefônica dará à promoção de serviços da corporação junto à população feirense.
A Guarda Municipal, conforme Marcus Vinícius, vem desenvolvendo policiamento comunitário, preservando o patrimônio público municipal e auxiliando as polícias civil e militar no combate à criminalidade.
O serviço telefônico funcionará 24 horas, atendendo a todos os tipos de chamadas, dando apoio às ações da polícia. A Guarda Municipal conta com um efetivo de 190 guardas, além de cinco viaturas quatro rodas e mais cinco motocicletas. A expectativa é que a partir de fevereiro sejam incorporados mais quatro veículos, dentre os quais duas caminhonetes e outros dois veículos de menor porte.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Primeiro Estádio da Bahia com Internet gratuita - O Estádio Jóia da Princesa

Campeonato Baiano começa neste sábado, 15
Quem for assistir ao Campeonato Baiano 2011 no Estádio Municipal Alberto Oliveira, Jóia da Princesa, vai contar com uma novidade. Trata-se da internet gratuita banda larga, oferecida através do programa Feira Cidade Digital. A internet já está disponível e também está sendo oferecida à população dos bairros Jardim Cruzeiro e Sobradinho.

No primeiro jogo do campeonato, que acontece neste sábado (15), o acesso à internet nas dependências do Jóia não vai exigir cadastro, mas a partir da segunda rodada será necessário cadastrar-se. Já os moradores beneficiados com a iniciativa precisam adquirir antena tipo grade, com capacidade de 25 DBis e freqüência de 2.4 GHz. Além disso, a antena deve estar num raio de 1.500 metros do ponto de internet.
A antena transmissora do sinal foi instalada na torre do estádio e vai servir para alimentar dados do placar, cabines da imprensa e locutores de pista que dispõem de celular com internet, além de torcedores.
“O Jóia é o primeiro estádio da Bahia a ter conexão gratuita com internet banda larga. Antes disso, era necessário escutar as emissoras de rádio para atualizar o placar com resultados de outros jogos”, observa o presidente da Fundação Cultural Egberto Tavares Costa, César Orrico. A velocidade disponibilizada é de 200 kbytes.
No que se refere às condições do estádio, o diretor de Esportes da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Wilson Passos, informa que estão sendo executados os últimos serviços para dar início ao Campeonato.
Nesta semana, operários concentram os trabalhos na limpeza interna e externa, bem como na revisão de reatores, lâmpadas e disjuntores. O gramado passou por tratamento, o que inclui corte e molhação. Também já foi feita a limpeza geral nas arquibancadas e bares, assim como revisão do placar.
“Enquanto a bola estiver rolando, vamos continuar fazendo melhorias para receber times e torcedores”, declara Passos.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Através do Programa Feira Digital distritos teram caixas eletrônicos

Caixas eletrônicos nos distritos
Banco do Brasil deve oferecer o serviço

Os distritos de Feira de Santana podem passar a contar com a comodidade de caixas eletrônicos para realização de transações bancárias. A disponibilização do serviço foi proposta pelo prefeito Tarcízio Pimenta a dirigentes do Banco do Brasil, na manhã desta quinta-feira (13), durante audiência concedida no Paço Municipal Maria Quitéria.
A instalação de caixas eletrônicos na zona rural do município se torna viável a partir da disponibilização de sinal gratuito da internet banda larga através do programa Feira Cidade Digital, desenvolvido pelo Governo Municipal.
Outro fator que facilita a disponibilização do serviço é a segurança. O prefeito Tarcízio Pimenta informou sobre a doação de viaturas para a Polícia Militar atuar em todos os distritos feirenses e também a disponibilização de módulos policiais em todas as sedes dos distritos.
A audiência foi realizada com o superintendente do Banco do Brasil, Fausto da Costa Pereira Neto, que esteve acompanhado do gerente de Relacionamento, João Antônio Ribeiro Pires, e do gerente geral da agência da Conselheiro Franco, Gilson Carneiro. Eles anunciaram a reabertura da linha de financiamento do Provias, visando a aquisição de equipamentos e máquinas pesadas para a recuperação e manutenção de estradas e a disposição da instituição financeira para o desenvolvimento de outros projetos ao longo de 2011.

Governo Municipal investe em tecnologia

Mais de 2 mil computadores adquiridos pela Prefeitura

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana tem investido cada vez na eficientização dos serviços oferecidos à população. Em pouco menos de dois anos, mais de 2 mil computadores foram adquiridos e instalados em diversos setores da administração pública.
Os maiores investimentos foram concentrados nas áreas de Educação e Saúde, a exemplo da implantação do Programa Saúde Digital, Educação Digital e na implantação de centros digitais na sede e zona rural do município.
Com esse investimento na Educação, por exemplo, será possível a realização da matrícula eletrônica, assim como o acompanhamento dos pais aos filhos em cada unidade escolar do município.
Muitas escolares municipais já contam com centros digitais. Além da utilização de alunos da própria unidade, com acesso gratuito à Internet, a própria comunidade do bairro também pode utilizar as máquinas.
Já na Saúde, a informatização das unidades não apenas tornou o atendimento mais ágil como também é apontado como destaque na saúde pública brasileira. Feira de Santana é a única cidade do Nordeste a contar com o programa Saúde Digital.
“O Saúde Digital é uma revolução na marcação de procedimentos, cadastramento de pacientes, acompanhamento médico e de controle de medicações”, reconhece o prefeito Tarcízio Pimenta.
O Governo Municipal investiu, ainda, na aquisição de novos servidores de rede para o programa Feira Cidade Digital. O equipamento é considerado de ponta e o primeiro, nesse porte, a ser instalado numa Prefeitura.

Inclusão digital com mais computadores

Centro Digital no bairro Baraúnas em fase de conclusão


O Governo Municipal adquiriu mais 73 computadores completos para expandir o programa de inclusão digital em Feira de Santana. Os equipamentos serão instalados em três escolas públicas da rede municipal e também no Centro Municipal de Inclusão Digital, maior equipamento público do gênero no interior da Bahia construído pela Prefeitura de Feira de Santana.
Somente no Centro de Inclusão Digital serão instalados 40 computadores com mobiliário completo e mais quatro impressoras. O equipamento funcionará nos três turnos, oferecendo cursos básicos de informática, inclusive internet, para pessoas de baixo poder aquisitivo, inclusive voltados para a comunidade da região do bairro Baraúnas. Ainda não há data definida para inauguração do serviço.
Além dos 40 computadores do Centro de Inclusão Digital das Baraúnas, os outros 33 serão destinados a três escolas da rede pública municipal. Serão instalados 11 computadores na Escola Municipal Marília Queiroz Silva, mais 11 na Escola Municipal Tereza Cunha Santana e outros 11 na Escola Municipal Otaviano Ferreira.
O chefe de Gabinete da Secretaria de Planejamento, Francisco Maia, ressalta os investimentos do Governo Municipal visando a expansão do programa de inclusão digital. Observa que já existem 15 unidades do programa espalhados pelo município, dentre os quais dois deles na zona rural.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Guarda Municipal 153

Em breve a prefeitura estara diponibilizando para a população o telefone da Guarda Civil Municipal para acionar em caso de emergencia.
  •  Tel: 153

Para quem gosta de Esporte Radical, vai uma boa noticia

Vôo livre em Maria Quitéria 
Incentivo para a prática com acesso à serra de São José

A Prefeitura de Feira de Santana vai construir uma estrada para dar acesso até a rampa do morro de São José, no distrito de Maria Quitéria, a fim de desenvolver turismo no local, facilitar a prática do voo livre e ampliar a economia do distrito.  Os recursos no valor de R$ 580 mil foram obtidos junto ao Ministério do Turismo, através de emenda parlamentar.
Para alinhar a execução do projeto que se encontra praticamente concluído, o prefeito Tarcízio Pimenta se reuniu com o presidente do Sindicato de Bares, Hotéis e Restaurantes Getúlio Andrade, presidente do Clube Baiano de Vôo Livre Geraldo Lopes, e secretários de Agricultura e Recursos Hídricos Ozeny Moraes, e de Desenvolvimento Econômico Magno Felzemburgh, no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo.
O contrato foi assinado e aprovado pela Caixa Econômica anteriormente e o recurso já está alocado, segundo o prefeito. Agora a previsão é de iniciar as obras no início de 2011 e concluí-las dentro de seis meses. “Estamos prestes a dar entrada do projeto na Caixa. Buscamos investir em locais mais distantes e, inclusive, nos distritos”, ressalta Tarcízio Pimenta.
O projeto também contempla a construção de quiosques, restaurantes e mirante na subida da serra, permitindo a prática de outros esportes e do turismo. “Nós vamos criar a possibilidade de atrair pessoas das mais diversas partes do Brasil, além de desenvolver etapas estaduais e nacionais de campeonato de vôo livre. Todas as atividades serão aquecidas com essa obra”, destaca o presidente do Sindicato de Bares, Hotéis e Restaurantes, Getúlio Andrade.
Segundo o presidente do Clube Baiano de Vôo Livre, o projeto também vai trazer turistas internacionais para o município. “Vai agilizar o turismo e a população que vive ao redor do morro terá mais oportunidades”, observa.

60 coletes balísticos para Guarda Municipal

Entregue pela Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC)
A Guarda Municipal de Feira de Santana será equipada com 60 coletes balísticos entregues pela Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), empresa vencedora de licitação pública. A entrega dos coletes já foi feita à Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), nesta terça-feira (11). 

O subcomandante da Guarda, Marcos Vinícius Alves, destaca o benefício para a corporação. “É uma iniciativa que garante a nossa segurança. Os coletes serão usados em serviços especiais, a exemplo das rondas ostensivas e pronto emprego, com auxílio à Polícia Militar”, declara.

Segundo o secretário municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Mizael Freitas Santana, nos últimos dois anos o Governo Municipal desenvolveu diversas ações para oferecer à categoria melhor estrutura de trabalho, capacitação e tecnologia operacional.

Uma das ações foi a aquisição de quatro carros e quatro motos, 20 detectores de metais, sistema de rádio comunicação e sinalização giroflex, além da elaboração do estatuto da categoria, capacitação de 70 guardas para brigada de emergência, e ingresso de 50 guardas no curso de especialização e mais 35 no curso básico.

“Está em andamento a aquisição de GPS, instalação da central de comunicação e disponibilização do número 153 para a comunidade entrar em contato com a Guarda e solicitar os serviços”, informa o secretário.

Prefeito de Vitória da Conquista visita Parque do Saber em Feira de Santana

Equipamento é referência para outros municípios

O prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, e o secretário de Educação, Coreolano Moraes, conheceram o Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, no final da manhã desta quarta-feira (12).

Guilherme Menezes buscou informações sobre os recursos tecnológicos oferecidos pelo equipamento. Ele também conheceu o planetário, com a exibição de vídeos educacionais e da área médica. O prefeito de Vitória da Conquista demonstrou interesse na implantação de um equipamento como este em seu município. Ele esteve acompanhado do presidente da Fundação Municipal Egberto Costa, César Orrico.

O prefeito Guilherme Menezes disse ter ficado impressionado com o avanço tecnológico dos equipamentos do Planetário e com a praticidade do empreendimento. “É o melhor resultado tecnologicamente possível. Conquista precisa de um equipamento como este”, frisou.

Guilherme Menezes recebeu do prefeito Tarcízio Pimenta um quite com vídeos contendo dados sócio-econômicos de Feira de Santana, além do CD Vozes da Terra e imagens do projeto Teatro Vai aos Bairros. O Coronel Hélio Gondim, Comandante da Região Leste, também esteve presente no encontro.

Os investimentos não para por ai

Outros pontos da cidade também estão sendo sondados para fazer parte da elaboração de projetos visando definir investimentos a curto, médio e longo prazo para Feira de Santana. As melhorias urbanas  incluem a elaboração de três projetos de passarela contemplando a:
  •  Rodoviária, (Sobre a av. Presidente Dultra)
  • Centro de Abastecimento à Estação de Transbordo (Centro)
  • Avenida José Falcão, em frente ao conjunto Milton Gomes.
E ainda projetos prevendo a construção de
  • Ciclovias;
  • E a expansão da Avenida Francisco Fraga Maia.
 

Sondagem do solo na avenida Maria Quitéria

Teste serve para avaliar resistência do solo

O trabalho de sondagem do solo para a elaboração de projeto para a construção de novos viadutos em Feira de Santana já está sendo finalizado. Desde o início da manhã desta segunda-feira (10), técnicos da empresa Apoio, Engenharia, Fundações e Geotecnia realizam a sondagem do solo no cruzamento entre as avenidas Presidente Dutra e Maria Quiteria.
O trabalho deve ser concluído nas próximas horas. Antônio Carlos Almeida da Fonseca, sondador da empresa, afirma que os testes duram, em média, dois dias. “Se tudo ocorrer bem, devemos concluir esse trabalho nesta terça-feira”, acredita.
Duas equipes trabalham no local, nos dois lados da avenida. A sondagem é feita com o objetivo de descobrir, com exatidão, o grau de resistência do solo. “A cada 45 centímetros de perfuração retiramos uma amostra do solo para análise”, informa Antônio Carlos.
O mesmo trabalho já foi feito no cruzamento entre as avenidas João Durval e Presidente Dutra. O material recolhido na sondagem já foi enviado para análise no laboratório da empresa responsável pelo serviço.
“Na avenida João Durval concluímos a sondagem do solo após a escavação de cerca de 19 metros. O que vimos, de forma muito preliminar, é que solo neste local tem boa resistência”, avalia o sondador.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Sondagem de solo para novos viadutos


Estudo deve ficar pronto na próxima semana


Técnicos da empresa Apoio, Engenharia, Fundações e Geotecnia iniciaram na manhã desta quinta-feira (6) o trabalho de sondagem do solo para elaboração de projeto para a construção de novos viadutos em Feira de Santana.
O trabalho está concentrado no cruzamento entre as avenidas Presidente Dutra e João Durval. A sondagem neste local deve durar, em média, dois dias. A informação é do técnico em sondagem Eraldo Souza.
“Estamos recolhendo amostrar do solo a cada 45 cm perfurados. Já alcançamos no início da tarde mais de 10 metros, mas ainda vamos continuar a sondagem neste local. Aqui o trabalho deve ser finalizado em dois dias”, disse.
Outro ponto que terá o solo submetido a teste de sondagem será o cruzamento entre as avenidas Maria Quitéria e Presidente Dutra. O trabalho será iniciado tão logo o primeiro ponto seja finalizado.
A sondagem nesses pontos da cidade faz parte da elaboração de projetos visando definir investimentos a curto, médio e longo prazo para Feira de Santana. Os estudos estão sendo realizados através da empresa Prisma Consultoria e Projetos, contratada pela Prefeitura através de licitação pública, com supervisão da Secretaria de Planejamento (Seplan).
Os projetos também contemplam a cidade com a elaboração de diagnóstico do tecido urbano, caracterizando pontos fortes e fracos, com projeção de perspectivas para o futuro.
As melhorias urbanas também incluem a elaboração de três projetos de passarela contemplando a Rodoviária, outra ligando o Centro de Abastecimento à Estação de Transbordo Centro e uma terceira em frente ao conjunto Milton Gomes, atravessando a avenida José Falcão. E ainda projetos prevendo a construção de ciclovias e a expansão da avenida Francisco Fraga Maia.