Bem Vindos!!!!!

Sejam bem vindos






terça-feira, 16 de novembro de 2010

MAIS SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Prefeitura faz novos anuncios para o trânsito de Feira de Santana nesta manhã.
O trânsito de Feira de Santana passa a contar apartir de hoje com mais equipamentos eletronicos, visando proporcionar maior segurança a motoristas e a transeuntes. Radares e fotossensores instalados pela a Secretaria de Transportes e trânsito (SMTT), foram ativados nesta manhã, nos seguintes pontos: ao longo da Av. Getulio Vargas; Av. Maria Quiteria e na rua João Evangelista (Próximo ao largo do Marajó). A iniciativa visa o controle de avanço de sinal vermelho nos semáforos e dos limites de velocidades, que vão funcionar 24 horas por dia, estabelecendo limite de velocidade máxima de 60km/h.
Além desse equipamentos, a Secretaria de transportes e trânsito também esta disponibilizando outros equipamentos nas vias públicas para garantir maior segurança. Dentre eles, a instalação de novos semáforos e faixa elevadas.
Os semáforos possuem luzes de led, proporcionando maior visibilidade ao condutor.
É um dos mais modernos do país
Também possui crônometro que informa o tempo em que o sinal ficará vermelho e verde, e uma tela onde serão colocadas mensagens informativas e educativas.
O semáforo possui ainda tempo cronometrado para travessia de pedestres e ciclistas.









segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Mais Controladores eletrônicos no centro

EQUIPAMENTOS PASSAM À FUNCIONAR APARTIR DE 16 DE NOVEMBRO

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), está ampliando o controle de avanço de sinal vermelho no semáforos, bem como o controle dos limites de velocidades através de radares e fotossensores.

Os medidores de velocidades estão sendo instalados nas seguintes localizações: Avenida Maria Quitéria (nos sentidos Centro/Bairro e Bairro/Centro); Avenida Getulio Vargas (em ambos os sentidos), e vão funcionar 24 horas. Já na rua João Evangelista (sentido Centro/Bairro), estão sendo instalados registradores eletrônicos de avanço do sinal vermelho do semáforo, em funcionamento das 06 às 21 horas e medidor de velocidade 24 horas.

Os equipamentos começarão a funcionar com papel fiscalizador a partir de 16 de novembro, em locais onde a traverssia de pedestres torna-se bastante díficil. Segundo o Secretário Municipal de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, os controladores estão sendo instalados em razão da quantidade significativa de acidentes diagnosticados na Av. Getulio Vargas.

"Houve um aumento de 24,37% no número de acidentes nesta via e, na Av. Maria Quitéria, de 24,18% nos últimos seis meses, comparados com o período do ano passado, além da rua João Evangelista", informa.

"Está é uma ação de Governo que visa melhorar cada vez mais o trânsito da cidade. Outras vias também receberam nova sinalização vertical e horizontal, a exemplo da faixa de pedestres", disse o secretário.


Internet gratuita na praça da Kalilândia

Antena Transmissora do sinal já foi instalada
Os moradores e frequentadores da praça Coronel Tertuliano Almeida (Praça da Kalilândia) já podem acessar internet banda larga gratuitamente através do Programa Feira Cidade Digital.
As pessoas que desejam usufruir dos serviços devem acessar o site http://www.feiradesantanadigital.com.br e se cadastrar preenchendo todos os campos necessários do formulário. Ao receber aprovação do cadastro, deverá ultilizar o login e senha cadastrada. O acesso pode ser feito diretamante de um notebook, laptop ou celular que possua WIFI.
Com a implantação do Programa na Cidade, mais de 37 mil pessoas já se cadastraram e ultilizam o serviço. " Estamos ampliando o Programa Cidade Digital para diversos bairros de Feira de Santana", afirma o Presidente da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, César Orrico.

Fardamento escolar para 2011 entregue

Estudantes terá uniforme completo apartir de 2011
Mais de 48 mil kits de fardamento escolar, adiquiridos pelo Governo Municipal, foram entregues pela empresa Coliseu Industria e Comércio Ltda, vencedora da licitação, e estão no depósito da Secretaria Municipal de Educação.

Apartir de 2011, todos os estudantes da rede municipal de ensino de Feira de Santana receberão gratuitamente da Prefeitura uniforme completo composto por duas blusas, um short, duas meias, um tênis e uma mochila. Todo material foi adquirido através de licitação pública.


O Prefeito Tarcizio Pimenta ressaltou a importância dessa iniciativa. "Era o desejo nosso padronizar o estudante da escola pública municipal. Em 2011, todos eles receberão o fardamento completo", disse o prefeito.

Até 2010 é fornecido ao aluno apenas a camisa escolar.

O fardamento será entregue ao estudante acompanhado de um responsável, no ato da matrícula para o ano letivo de 2011. A medida visa permitir que o aluno inicie as aulas com o uniforme completo.






Modernização do Centro de Abastecimento

O projeto fica pronto em prazo maxímo de 60 dias
A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Planejamento, está elaborando um projeto arquitetônico para modernizar o Centro de Abastecimento, aperfeicoando os galpões e adequando os mercados de peixes e carne de acordo com a legislação vigente.
Segundo o Secretario de Planejamento, Carlos Brito, o projeto será concluido no prazo maxímo de 60 dias. " Já estamos trabalhando na elaboração do projeto", disse o secretário.

Programa Mais Educação na rede municipal

Educação em tempo integral
A implantação da educação em tempo integral vai benificiar cerca de 3.500 alunos nas 18 escolas da rede municipal que aderiram ao programa "Mais Educação"
Criado pelo o Ministério da Educação (MEC) através da portaria interministerial nº 17/2007, o programa propõe que estudantes permanecam sete horas diárias no ambiente escolar, realizando atividades extras e recebendo alimentação.
O "Mais Educação" objetiva a ampliação da oferta educativa nas escolas públicas, principalmente para os alunos com baixo desenvolvimento educacional, por meios de atividades optativas e acompanhamento pedagógico, além de meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e arte e cultura digital.
Os recursos para instalação do projeto já fora repassados pelo o Mec, através do Fundo Nacional Educacional (FNDE), para as 18 escolas de Feira de Santana. "Os recursos são destinados ao pagamento de monitores e aquisição de materias específicos para o desenvolvimento de atividades no programa" comenta a coordenadora Vera Lúcia Bastos.

Inaugurado Centro de Referência da Mulher

Compromisso do Governo Minicipal também no social
O Centro de Referência Especializado da Mulher Maria Quitéria já esta em funcionamento, potencializando as ações da rede de enfrentamento à violência contra a mulher em Feira de Santana e mais 16 cidades da região. O serviço foi inaugurado pelo Prefeito Tarcizio Pimenta, durante solenidade na sede da entidade, na rua venezuela, 387, bairro Capuchinhos.
Ao inaugurar o equipamento, o Prefeito Tarcizio Pimenta ressaltou o compromisso do Governo Municipal de investir não somente em obras como também no social. "Há menos de 30 dias entregamos o Centro de Convivência Zazinha Cerqueira e hoje entregamos mais uma conquista na defesa dos direitos das mulheres, para combater a violência e diminuir as estatísticas nas delegacias especializadas da mulher" frisou.
O Centro de Referência conta com três salas de atendimento, que prezará pela privacidade da mulher, além das salas de reunião e coordenação. A estrutura é dotada de acessibilidade, com rampas e piso tátil para oferecer melhores condições de locomoção às pessoas com deficiência.
De acordo com o Secretario de Desenvolvimento Social, Mauricio Carvalho, a equipe que trabalha na unidade foi capacitada, e é composta apenas por mulheres, que exercem as funções nas aréas de serviço social, psicologia, direito e pedagogia.
O projeto para implantação do Centro de Referência foi criado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com os Governo Federal e Estadual. "Objetivo maior do Centro é garantir o cumprimento dos direitos e políticas púlbicas em favor da mulher. Lá ela encontrará atendimento especial, que lhe dará auxilio para enfrentar o problema", destaca o secretário.
O serviço funciona em sintonia com a Delegacia de Proteção a Mulher e órgão que pretam assistência às mulheres. Com a implantação da entidade, assegurar assistência ás mulheres, enquanto os órgão da justiça e de Policia adotam as providências cabíveis contra os agressores.

Feira em segunda posição na geração de empregos

Saldo positivo de mais de mil postos de trabalho
O Municipio de Feira de Santana ocupou o segundo lugar em geração de emprego no mês de setembro. Foram ccontratada 4.317 pessoas e houve o desligamento de outras 3.090. Assim o Municipio teve um saldo de 1.227 admissões com carteira assinada. Os dados foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) na terça-feira (19).
Com este saldo, o Municipio ficou na 37ª posição entre as cidades brasileiras que tiveram o melhor desempenho na geração de emprego formais. Depois de Feira de Santana está Lauro de Freitas com 1.187 novas vagas e, à frente, Salvador, com um saldo de 2.392 empregados novos no mês de setembro.
Dos setores com maior contratação, o primeiro foi o comércio (1.341 vagas), servicos (1.119 vagas) e construção civil (921 vagas).

sábado, 6 de novembro de 2010

Começa digitalização de escolas municipais

Treinamento de 33 professores e estagiários do projeto
Com a implantação do projeto piloto na Escola Municipal Monteiro Lobato, bairro Capuchinho, o Governo Municipal dá inicio a digitalização das escolas da rede pública municipal em Feira de Santana. A implantação do sistema no primeiro prédio escolar já foi concluída, marcando uma nova fase do ensino público, com a informatização do serviço desde a matricula do aluno até a emissão de notas.
Nesta unidade escolar estão 759 alunos. Com a implantação do programa, a matricula deste ano já foi totalmente informatizada, devendo apenas ser atualizada no final deste ano para a confirmação para o exercicio escolar de 2011. Este serviço será estendido também às outras mais de 200 escolas da Rede Municipal.
Com a migraçao do cadatro dos alunos para o sistema informatizado, os pais poderão acompanhar as notas dos filhos através da internet, fazer a matricula eletrônica em suas próprias residências e ainda acompanhar as faltas a escola e outras observações. O serviço também possibilitará o encaminhamento de informações para os pais, através de mensagens no celular, sobre a ausência na sala de aula, dentre outros benefícios.

Inventário projeta turismo de Feira

Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho
(Foto à cima)

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através da Divisão de Turismo, irá desenvolver a inventariação turística de Feira de Santana. As demais Secretarias do Municipio serão parceiras na elaboração do inventario, que consiste no levantamento, identificação e registro dos atrativos turisticos dos serviços e estrutura de apoio ao turismo.
Os dados serão instrumentos base de informações para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turistica, possibilitando a definiçao de prioridades para os recursos disponiveis e o incentivo ao turismo sustentável.
Serão catalogados Hoteis, Igrejas, Farmacias, Postos de Conbustíveis, Bares, Restaurantes, dentre outros estabelecimentos. Após a inventariação teremos dados concretos para criar e colocar a Cidade de Feira de Santana no roteiro oficial do Ministério do Turismo e promover a atração de novos investimentos.

O processo teve ínicio na manhã desta terça-feira (19/10/10), durante a promoção do inventário do Turismo, desenvolvida pela Secretaria Municipal de desenvolvimento Econômico no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo.

As informações estarão disponiveis posteriormente no site do Ministério do Turismo.

Novos Centros Digitas em Feira de Santana


Baraúna, Novo Horizonte, Nova Esperança e Calumbi.

Mais quatro Centros Digitais de Inclusão Digital serão entregues pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana em breve. As novas unidades vão funcionar na rua Deraldo Alves, no bairro Baraúnas; Escola Otaviano Ferreira Costa, no Novo Horizonte; Escola Profª Marilia Queiroz Silva, no bairro Nova Esperança e na Escola Tereza Cunha Santana, no bairro Calumbi.
Dos quatros centros, o maior deles está situado nas Baraúnas, já que vai atender a população do bairro e moradores vizinhos com cursos de informatica nos três turnos. A estrutura será dotada de 40 computadores, duas impressoras e seis orientadores. Os outros três centros serão equipados com 11 computadores em cada um deles, funcionaram nos três turnos e terão três orientadores cada um.
Com os novos equipamentos, cerca de dois mil alunos vão receber ensinamentos sobre informática nesses centros e em mais de 12 já existentes. Alguns deles estão em funcionamento na Escola Monteiro Lobato; nos bairros Parque Getulio Vargas, Mangabeira, Fraternidade, Feira VII, Feira X, Caseb, além dos Distritos de Matinha, Jaíba e Jaguara.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Fala Cidadão atende população


Serviços acionados pelos telefones (75) 3602-8336


A Prefeitura Municipal de Feira de Santana mantém um canal aberto de diálogo com a comunidade, através do Projeto Fala Cidadão, onde são feitas solicitações de serviços e indicação de melhorias da população.

Criado em 2010, o Fala Cidadão já recebeu mais 400 solicitações. Alguns pedidos são considerados e resolvidos em até 24 horas, como a retirada de animais mortos, troca de lâmpadas, lixo, focos de dengue, poluição sonora, entre outras que requer uma solução imediata. Para demais reclamações é determinado um prazo minímo de 72 horas para que haja uma fiscalização no local.

O programa conta com um sistema específico, que a cada solicitação automaticamente encaminha um e-mail para a administração do setor responsavel, seja secretaria ou órgão público informando do pedido.

O cidadão pode fazer sua solicitação através dos telefones (75) 3602-8336/8337, disponiveis nos horários das 7 às 18h de segunda à sexta. Neste canal, é feito um cadastro individual do cidadão solicitante.

Além das ruas, Prefeitura segue recuperando praças sobre novo conceito estabelecido na cidade


Depois de recuperar praças nos Bairros Conceição; Centro; Queimadinha; Kalilândia; Piedade; Brasilia; entre outras. Prefeitura anuncia a recuperação das Praças ao redor da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Santana, Praça Monsenhor Renato Galvão (Antiga Matriz); e Praça Padre Ovidio com um investimento na ordem de R$ 980,000, mais contrapartida da Prefeitura. O recurso é de origem do Ministerio do Turismo.

Segue o cronograma de recuperação de ruas e avenidas da cidade e distritos




Intervenções seguem aceleradas em toda cidade.

A urbanização de vias públicas com Comcreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), considerado o que há de mais nobre em pavimentação, está modernizando o centro da cidade, bairros e até mesmo a zona rural.
Até o momento, são mais de 70 ruas e avenidas, além das duas estradas de acesso a distritos, já foram pavimentadas ou receberam recapeamento com asfalto à quente.
As intervenções fazem parte das ações promovidas pela administração municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvovimento Urbano, contemplando pririotariamente os principais corredores de tráfego do transporte coletivo, ou oferecendo melhores condições de tráfego em vias alternativas para desafolgar o tráfego nas principais avenidas da cidade. Os investimento, resultam numa melhoraia da qualiidade de vida dos feirenses e modernizam a cidade, facilitando o trânsito e o fluxo de veiculos.






As obras de recuperação de ruas continua avançando em diversas localidades da Cidade, só em menos de cinco meses já foram recuperadas as sinalizações e pavimentadas as ruas:





Barão de Rio Branco (Centro);
Rio Grande do Norte (Queimadinha);
Pernambuco (Queimadinha);
Ceára (Queimadinha);
Boticário Moncorvo (Centro);
Cristovão Barreto (Centro);
Intendente Rui (Centro);
Largo do São Francisco (Kalilândia);
Paulo VII (Kalilândia);
Senador Quintino (Centro / Bairro);
Olinei São Paulo (35º BI / Aviario);
Pedro Americo de Brito (Tomba);
Av. Medeiros Neto (Sitio Matias);
Av. Governador João Duval Carneiro (Centro);
Av. Getulio Vargas (Centro);
Av. Maria Quieria (Centro);
Av. José Falcão (Centro);
Av. Canal (Centro);
Av. Rio de Janeiro (Centro);
Av. Adenil Falcão (Brasilia);
Av. Presidente Dultra (centro) Obs: Apenas um trecho, a obra de recuperação total já esta em andamento e será realizada pela empresa Via Bahia, Consersionaria responsavel pela administração das Br. 324 (Feira-Salvador) e 116 Sul (Feira-Minas Gerais).
Marechal Deodoro (Centro);
Conselheiro Franco (Centro);
Santos Dumont (Centro);
Pedro Suzart (Brasilia);
Domings Barbosa de Araújo (Kalilândia);
Estados Unidos (Kalilândia);
São José ( Baraunas);
Riachuelo (Baraunas);
Monsenhor Moisés Gonçalves Couto (Baraunas);
Barão de Cotergipe (Centro);
Desenbargador Filintos Bastos (Centro);
Sabino Silva (Kalilândia);
Edelvira de Oliveira (Kalilândia);
Miranda (Mangabeira);
Rua A (Feira V);
Rua A (Feira IX);
Rua L (Feira X);
Arivaldo de Carvalho (Sobradinho);
Landulfo Alves (Sobradinho);
Juracy Magalhães (Ponto Central);
Voluntarios da Pátria (Sobradinho);
Filinto Marques (Sobradinho);
Bartolomeu Gusmão (Sobradinho);
Primavera (Sobradinho);
Rio Araguaia (Irmã Dulce);
Estrada da Matinha (Distrito da Matinha); ------------------------------------------>



Estrada de acesso a Humildes (Distrito de Humildes)
Alameda dos Mulunguzeiros (Cidade Nova);
1ª Travessa (Cidade Nova);
2ª Travessa (Cidade Nova);
3ª Travessa (Cidade Nova);
Leolida Barcelar (Kalilândia);
Cupertino Lacerda (Serraria Brasil);
Tupinambás (Mangabeira);

Entre outras ruas nos bairros Tomba, Brasilia, Serraria Brasil, Centro, Zona Norte e Leste da Cidade.

Segue a modernização do trânsito de feira de Santana


Novas Sinaleiras na Av. Presidente Dultra com à Av. Governador João Durval Carneiro.


A iniciativa de modernizar o trânsito da cidade através de novas sinaleiras também contemplam o cruzamento da Av. Presidente Dultra com à Av. Governador João Durval Carneiro.


Também já foram instaladas nas Avenidas Presidente Dultra com à Av. Maria Quiteria; Av. Senhor dos Passos com à Av. Getulio Vargas; Av. Getulio Vargas com À Rua J.J. Seabra e na Praça Jackson do Amaury (Praça do Caminhoneiro); Rua Castro Alves; Rua Barão do Cotegipe; entre outros pontos da cidade.


O equipamento possui cronômetro digital para evitar dúvidas sobre o tempo que falta para abrir ou fechar o sinal, bem como cronômetro para pedestres nas laterais, junto as faixas de pedestres. Além disso o equipamento possibilita maior nitidez e agilidade.

O goveno municipal implanta video fone



A Prefeitura Municipal de Feira de Santana resolve implantar sistema de video fone com a intenção de modernizar a comunicação entre os orgão públicos e reduzir custo que chegam a uma média anual de R$ 2.680.000,00, sendo que deste total são cerca de R$ 80.000, por mês somente da Secretaria Municipal de Saúde.
O sistema irá funcionar através do Programa Feira Digital.
O equipamento já foi testado pelo Prefeito Tarcizio Pimenta, no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, e deverá entra em funcionamento gradativamente.
O prefeito rassaltou a dinâmica do novo serviço orfetado pela Prefeitura.
Observou que com ele poderam ser realizadas videos-conferência. "Vamos estar conectados às secretarias municipais, unidades de saúdes, e diversos orgãos publicos municipais onde existir o sinal da internet gratuita da Prefeitura", destacou.
Para ultilizar o equipamento, um aparelho com visor, com custo estimado em torno de R$ 500,00, é necessario apenas ligá-lo ao cabo da internet com o sinal do Programa Feira Cidade Digital. "Detalhe, as ligações iram sair a custo zero", observa o Prefeito Tarcizio Pimenta.