Bem Vindos!!!!!

Sejam bem vindos






sábado, 31 de outubro de 2009

Parque da Lagoa com Internet gratuita


Prefeito anuncia programa Feira Cidade Digital no equipamento
O Parque da Lagoa, na lagoa do Geladinho, às margens da avenida José Falcão da Silva, na Galilèia, também será contemplado com o programa Feira Cidade Digital, assim como outros bairros, conjuntos e a praça de alimentação Gilson Pereira, no município.
O serviço foi anunciado pelo prefeito Tarcízio Pimenta em visita ao local na manhã desta sexta-feira (30), com o secretário de Desenvolvimento Urbano José Pinheiro e o chefe de Gabinete do Prefeito, Milton Brito.
De acordo com o prefeito, a obra será entregue no final de novembro. “Agora estão sendo feitos os acabamentos e será construído um quiosque para as pessoas acessarem a Internet. Também vamos colocar uma iluminação bonita e uma ponte de madeira”, disse.
A estrutura também inclui pista de cooper, pedalinho e três quiosques que darão suporte aos visitantes da área de lazer. Os trabalhos são feitos com recursos próprios do Município e realizados pela empresa 5M Ltda, vencedora de licitação pública promovida pelo Governo Municipal. O espaço, em local de fácil acesso, é todo cercado com alambrado.
Segundo o técnico em edificações da empresa responsável, José de Lima, as obras de estacionamento e quiosques estão adiantadas e a previsão é de entregar estes trabalhos dentro de 30 dias. São 15 homens trabalhando na obra, de segunda-feira a sábado. “A gente está trabalhando há 60 dias, mas parou e reiniciou há 15 dias”, disse. O estacionamento vai acomodar cerca de 80 carros.

Educação entra na era da aula digital


A educação nas escolas da rede pública municipal entra definitivamente na era digital em Feira de Santana, com a implantação de lousas eletrônicas, possibilitando aulas interativas e virtuais. A primeira de um total de 45 unidades entrou em funcionamento, na tarde desta quinta-feira (29), no Centro de Educação Monteiro Lobato, nos Capuchinhos.
Ao entregar o equipamento à comunidade escolar, juntamente com três condensadores que produzem água retirada do ar, durante a inauguração da Biblioteca Professora Lélia Vitor Fernandes, onde também está instalado um laboratório de informática com 10 computadores, o prefeito Tarcízio Pimenta, que esteve acompanhado da primeira-dama Graça Pimenta, ressaltou o compromisso de transformar a educação com tecnologia de ponta, a partir de lousa digital, computador e projetor.
Com a chegada dos novos materiais, o Governo Municipal pretende revolucionar a educação pública municipal, melhorando a auto-estima dos alunos e evitando a evasão escolar.
No quadro digital é possível acessar a Internet, assistir vídeos, assistir aulas virtuais, obtendo conhecimento não somente em outros estados como também de outros países. As aulas se tornam mais dinâmicas, com pesquisas feitas através da Internet, levando o mundo para dentro da sala de aula.
O secretário de Educação José Raimundo de Azevêdo, ressaltou a preocupação do prefeito Tarcízio Pimenta com a qualidade da educação pública municipal. “Em apenas 10 meses de governo, o prefeito está promovendo uma verdadeira revolução na educação”, afirmou, ao informar que todos os 1.020 alunos da unidade escolar também passarão a ter endereços eletrônicos, com a produção de e-mail para cada um deles.
A professora Lélia Vitor Fernandes observou que o Centro de Educação Monteiro Lobato foi criado em 1970, com o propósito de ser uma escola modelo. E destacou que com a iniciativa do prefeito Tarcízio Pimenta a unidade escolar está retomando este objetivo.
A diretora da escola, Adriana Gomes Pereira, agradeceu ao Governo Municipal pelos investimentos na área de educação. E lembrou que Feira de Santana é o primeiro município do Norte/Nordeste do país a oferecer esta tecnologia para os alunos na rede pública municipal.
No evento também estiveram presentes secretários municipais, vice-presidente da Câmara Municipal Luiz Augusto de Jesus, e os vereadores David Neto, Eremita Mota, Gerusa Sampaio, Justiniano França e Roque Pereira, além de estudantes e representantes de diversos segmentos da sociedade. Todos assistiram à aula inaugural do equipamento.

Alterações no trânsito do município

Viaturas da SMT em locais de maior fluxo de trânsitoO novo superintendente municipal de Trânsito, major PM Vanderval Menezes, já realizou alguns ajustes no trânsito de Feira de Santana desde que assumiu o órgão na sexta-feira (23). De acordo com ele, as viaturas da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) foram colocadas num local específico para haver melhor visualização, os agentes estão sendo reunidos diariamente pela manhã a fim de começarem a atividade com motivação maior e os chefes de equipe estão em ação com algumas motocicletas ao longo da avenida Getúlio Vargas para oferecerem maior fluidez ao trânsito.Além disso, Menezes informa que as operações de carga e descarga estão em andamento e executou ajustes nas escolas de serviço justamente por conta da necessidade em momentos de maior concentração. Vanderval Menezes substituiu o engenheiro José Marcone Paulo de Souza.As viaturas estão nos cruzamentos das avenidas Getúlio Vargas e Maria Quitéria, das avenidas Presidente Dutra e João Durval, e da Maria Quitéria com a Presidente Dutra desde o início do dia, entre as 7 e 9, e das 11h e 12 horas e no final da tarde, horários de maior pico.“Dando continuidade ao trabalho, estamos enxergando alguns pontos que estão precisando dessa atuação e tomando essa iniciativa. Passamos a verificar essa necessidade”, disse o superintendente. “Falei que iríamos dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido e nós já fizemos alguns ajustes. Nosso pessoal tem demonstrando o desejo de colaborar”, completou.O superintendente acrescenta que a colocação das viaturas em locais específicos do calçadão é previsto pela legislação. “São pontos necessários para que haja visualização da sinalização e para que os agentes estejam atuando. O próprio calçadão tem o rebaixamento para que a viatura seja colocada”, explica.

Mais computadores na praça de alimentação

Governo Municipal faz convênio com LucidataO Governo Municipal firmou convênio com a empresa Lucidata, vencedora de licitação realizada pela Prefeitura de Feira de Santana, para disponibilizar quatro computadores e quatro orientadores no quiosque da praça de alimentação Gilson Pereira a partir das 14 horas desta sexta-feira (30). O serviço permanece até às 18 horas, quando serão disponibilizados computadores próprios da Prefeitura.O prefeito Tarcízio Pimenta esteve no local na manhã desta sexta-feira (30), acompanhado do secretário de Serviços Públicos Luíz Araújo, e do presidente da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, César Orrico. Tarcízio Pimenta assegurou que vai haver um guarda municipal nesta tarde para fazer a segurança do local.De acordo com o presidente da Fundação, César Orrico, a empresa Lucidata também fará o próprio marketing através de peças promocionais e expondo computadores para as pessoas interessadas em adquirir equipamentos.Foi instalada uma bancada no quiosque com oito pontos de energia, e os internautas podem acessar a Internet gratuita, durante cerca de 30 minutos, através do site www.feiradigital.ba.gov.br. Quem desejar pode utilizar o serviço levando para a praça seu próprio notebook. De qualquer local da praça o sinal é captado. O atendimento ao público será realizado todas as noites, inclusive nos finais de semana.A professora Tânia Regina Assis, 53 anos, diz que "o prefeito está de parabéns pela ação. O novo governo está me surpreendendo a cada dia. Esta oferta de computadores e Internet gratuitos na praça é muito boa”.

Asfalto concluído na rua São José

A pavimentação asfáltica à base de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) da rua São José, no Minadouro, foi concluída na tarde de quinta-feira (29).As obras começaram no início na manhã de quarta-feira (28) e foram aprovadas por comerciantes que trabalham naquela região.O comerciante Wilson Macedo, 51 anos, trabalha no local há 10 anos e comenta que o serviço ficou ótimo. “O movimento melhorou hoje e tivemos a sorte de o prefeito Tarcízio Pimenta realizar um serviço de altíssima qualidade. Mas os motoristas estão passando em alta velocidade. É bom colocar um redutor”, recomenda.Quem também comemora o serviço é o mecânico João Batista, 50 anos. “Todos nós esperávamos por essa obra. Como estava não dava mais. É com muita alegria que recebemos mais uma obra do prefeito”, afirma.A pavimentação na rua São José contempla o trecho entre a rua Santos Dumont até a avenida do Canal e foi realizada com recursos próprios do Município. Em seguida, será pavimentado um pequeno trecho inacabado – de 50 metros – da rua Carlos Valadares, entre a rua São José e a avenida Senhor dos Passos.

Como anda a obra de viaduto


A obra do Viaduto Georgina Erismann, entre a avenida João Durval Carneiro e a avenida Ayrton Senna sobre o Anel de Contorno, continua avançando. Desde sexta-feira (30), o passeio na área da avenida Ayrton Senna e que dá acesso aos bairros Conceição I e Conceição II está pronto.Por enquanto, está sendo concluído o serviço das vigas, que passa por acabamento. Continuam em execução os aterros das cabeceiras em terra armada, visando a construção das duas rampas de acesso ao viaduto. O tráfego no local das obras permanece sem intervenções e flui tranqüilo.As obras são desenvolvidas com recursos próprios do Município e fazem parte do projeto de modernização das vias urbanas de Feira de Santana, em busca de uma melhor fluidez do trânsito, evitando congestionamentos em alguns pontos da cidade.

Praça no conjunto ACM encanta

A praça Amélio Amorim, no conjunto ACM, permanece bela e encantando quem passa por perto. Suas flores, a grama e a árvores são bem cuidadas e fazem um convite a todos, sobretudo aos moradores daquele conjunto.As crianças também desfrutam do parque infantil e as menores aproveitam o espaço. A babá Luiza Lisboa, 23 anos, vai à praça pelo menos uma vez por semana com o bebê que ela cuida. “É um divertimento para todos nós. Aqui é muito tranqüilo e a praça é bem diferente”, observa.A praça foi totalmente recuperada na gestão do prefeito Tarcízio Pimenta e entregue a comunidade em 29 de abril deste ano.

Iluminação pública e poda de árvores neste sábado


Trecho de trânsito considerado intenso de carros e de pedestres, localizado entre o viaduto em construção, denominado Ayrton Senna, no Anel de Contorno, no bairro Mangabeira, vai ganhar extensão de rede com iluminação pública.Na manhã deste sábado (31), operários do Departamento de Iluminação Pública da Secretaria de Serviços Públicos concluíram os serviços de instalação de cinco postes. À tarde, já estavam programadas as ações voltadas para início da instalação da extensão de rede e dos chamados “braços de luz”.De acordo com o eletricista Digenal de Jesus, do Departamento de Iluminação Pública, os serviços devem ser concluídos em alguns dias. O trecho contemplado é no sentido Anel de Contorno-Mangabeira. “E poucos dias, esse trecho vai estar iluminado”, disse o eletricista.Ainda nesse sábado, funcionários do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria de Serviços Públicos também fizeram a poda de várias árvores existentes na praça da feirinha do Sobradinho, além do recolhimento de entulho na rua Niquelândia, transversal da rua Senador Quintino, próximo a Cerb.“São ações importantes solicitadas por moradores da região”, informou o diretor do Departamento de Limpeza Pública, Antonio Rosa.

Abertura da rua Marechal Castelo Branco


A rua Marechal Castelo Branco, no bairro Santa Mônica, será completamente aberta e asfaltada nos próximos dias. A ação foi divulgada pelo prefeito Tarcízio Pimenta no início da manhã desta sexta-feira (30), quando esteve no local juntamente com o secretário de Serviços Públicos Luiz Araújo e os vereadores Justiniano França e Luiz Augusto de Jesus.A iniciativa é inédita porque esta rua é fechada há 30 anos, desde que foi feita. É a única via de acesso que liga a avenida Maria Quitéria, cortando o bairro Santa Mônica e dá acesso a avenida Eduardo Fróes da Mota (Anel de Contorno).De acordo com o secretário de Serviços Públicos Luiz Araújo, a ação é importante, sobretudo, para o tráfego da cidade. Sustentada em pareceres da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, a Secretaria retirou algumas árvores frutíferas como jaqueiras e mangueiras, e está fazendo a compensação ambiental.“O quantitativo de árvores que forem retirados aqui serão replantadas através da Secretaria de Serviços Públicos, do Departamento de Áreas Verdes, tanto aqui como em outras áreas da cidade”, ressaltou Luiz Araújo. “A cidade carece de um melhor escoamento do trânsito e é isso isto que estamos fazendo hoje para que as pessoas possam circular livremente”, disse.Quatro árvores com cerca de oito anos estão sendo retiradas dos passeios de residências

Asfalto da João Durval depende da Embasa


Execução do serviço foi cobrada pelo prefeito na Embasa
O recapeamento asfáltico da avenida João Durval Carneiro, trecho entre o Viaduto Georgina Erismann, em construção na avenida de Contorno, e Viaduto Engenheiro J. J. Lopes de Brito, na avenida Getúlio Vargas, depende da execução de obras visando a implantação de rede de esgotamento sanitário pela Embasa.
A execução do serviço foi cobrada pelo prefeito Tarcízio Pimenta ao diretor presidente da Empresa Baiana de Água e Saneamento, Abelardo de Oliveira Filho, nesta quarta-feira (28).
A execução de obras de recapeamento na avenida, um dos principais corredores de tráfego da cidade, está sendo evitada pelo Governo Municipal para não ocorrer desperdício de dinheiro público. Isto porque todo o trecho da avenida, numa extensão de cerca de 1,5 quilômetro, deverá ser aberto para implantação da rede de tubulação.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, ressaltou os prejuízos que a antecipação do recapeamento da avenida provocaria. Nos locais por onde passarão as tubulações os desníveis na pista ficarão bastante visíveis, prejudicando a qualidade do serviço e consequente desperdício de recursos do Município.
O diretor-presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho, relatou que as obras serão executadas, já que está nos planos da empresa a implantação de rede de esgotamento sanitário na região da Lagoa Grande. Entretanto não estipulou prazo para realização do serviço.

sábado, 24 de outubro de 2009

Sistema de Saúde Digital

Com o avançado sistema de biometria digital, os pacientes são atendidos de forma mais ágil, economizando tempo e eliminando papéis. Apenas com o toque da digital, todas as informações do paciente são monitoradas pela atendente na recepção, pelos médicos nos consultórios no local onde está sendo realizado o atendimento ou em qualquer outra unidade da rede. O sistema também proporciona o monitoramento dos serviços, com análises instantâneas em tempo real de todos os processos de atendimento dos pacientes, suas fichas e os procedimentos ministrado. Desta forma, os coordenadores dos serviços de saúde na Secretaria de Saúde são mantidos informados das necessidades existentes em cada unidade, a demanda de atendimento em cada momento, a necessidade de reforço de profissionais em momentos específicos ou qualquer alteração em plantões. O almoxarifado tem maior controle do gasto com medicamentos, à administração da saúde tem um controle rígido sobre as cotas de cada unidade de saúde para repasse junto ao governo, gerando maior economicidade para o município. Implantadas nas unidades de saúde, a TV corporativa é parte integrante do projeto, sendo além de sinalizador de senha do paciente, com verbalização do seu nome e sala que será atendido e exibição da sua foto, a TV mantêm o cidadão informado das ações do governo, campanhas de saúde e informações educativas.

O sistema de monitoramento foi disponibilizado em todos as unidades de saúde informatizadas da Prefeitura, o que impactou em um maior controle de qualidade no atendimento ao cidadão, além de coibir o vandalismo e outros atos criminosos, podendo suas imagens, servir de prova incriminatória ou de inocência.As unidades de Saúde Informatizadas são: Policlínica do Tomba, Policlínica da Rua Nova, Policlínica do Feira X, UBS da Rua Nova, PSF Fraternidade I e II, Centro de Saúde do Cassa e logo em breve PSF do Jaguara.http://www.feiradigital.ba.gov.br/exibenoticia.php?codnoticia=87

Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo

O Museu Parque do Saber é um museu de ciências que também fala da história e cultura de Feira de Santana (BA). Este espaço faz parte daFundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa ligado à Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer deste município. Nesta primeira etapa, já em pleno funcionamento, o museu apresenta o Teatro Virtual, cuja tecnologia empregada possibilita a proteção de diversos tipos de vídeos em uma cúpula de 13m de diâmetro, com capacidade para 165 lugares por sessão, além de uma ampla área para exposição, foyer e estacionamento.O equipamento utilizado no Teatro Virtual do Museu Parque do Saber é o ZKP4 Quinto, um sistema de projetores que emprega tecnologia de feixe de fibra ótica, laser, lente e processamento de imagens digitais.O ZKP4 Quinto é o sétimo instalado no mundo e o primeiro da América do Sul, presente no: Kuat, Coréia do Sul, Texas, Illinois, Áustria e Alemanha. Dispõe de um sistema de som Dolby 5.1 Digital utilizado nas apresentações. Sua cúpula de 13m é a maior das instalações até então implementadas para este projetor.Apresentações em formato de cúpula-completa 360º x 180º são possíveis graças a este modelo, além da possibilidade de transmissão ao vivo.http://www.museuparquedosaber.ba.gov.br/parquedosaber.html


Feira de Santana - Princesa do Sertão




Feira de Santana é um município brasileiro do estado da Bahia, situado a 107 km de sua capital, Salvador, à qual se liga através da BR-324. Feira é a segunda cidade mais populosa do estado e maior cidade do interior nordestino.


Ganhou de Ruy Barbosa, o Águia de Haia, a alcunha de "Princesa do Sertão", apesar de localizada no agreste baiano.
A cidade encontra-se num dos principais entroncamentos de
rodovias do Nordeste brasileiro, é onde ocorre o encontro das BRs 101, 116 e 324, funcionando como ponto de passagem para o tráfego que vem do Sul e do Centro Oeste e se dirige para Salvador e outras importantes cidades nordestinas. Graças a esta posição privilegiada e à distância relativamente pequena de Salvador, possui um importante e diversificado setor de comércio e serviços, além de indústrias de transformação e a Universidade Estadual de Feira de Santana[5], com 21 cursos, além de seis faculdades particulares.

Plano Diretor prevê 100 intervenções na Cidade


Previsão de execução de medidas até 2012
Pelo menos 100 obras de pequeno, médio e grande porte deverão ser executadas até 2012, visando melhorar a fluidez e a segurança do trânsito em Feira de Santana. As medidas fazem parte do Plano Diretor de Circulação, Sistema Viário e Tráfego em execução pelo Governo Municipal.

O plano, apresentado pelo engenheiro André Fialho e pelo secretário de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, contempla ações que minimizarão ou eliminarão problemas de tráfego agravados pelo crescimento da frota - de 143 mil veículos. Apresenta o detalhamento das medidas e obras que envolvem pavimentação, sinalização, circulação, transporte, segurança, iluminação e outras intervenções para fazer frente aos problemas.

O Sistema Viário Principal terá 26 vias passando por mudanças na primeira etapa, 13 vias na segunda etapa, totalizando intervenções em 39 vias, que resultarão em 21,46 km de pavimentação com implantação de semáforos e sinalização. Já o Sistema Viário Secundário terá 36 vias passando por mudanças na primeira etapa, 46 vias na segunda etapa, totalizando 82 vias.

Com etapas de investimentos de pequeno, médio e alto custos, o Plano Diretor prevê alterações no sistema viário de circulação, com implantação de mão única em algumas vias centrais; implantação de moderna sinalização viária horizontal, vertical de regulamentação, advertência, educativa e semafórica, implantação da Central de Controle de Semáforos na área central e implantação de Central de Controle de Operações.

Também são definidas propostas para o transporte coletivo, com a implantação da segunda etapa do Sistema Integrado de Transporte (SIT) no bairro Pampalona e no final da avenida Getúlio Vargas e combate ao transporte clandestino, dentre outras ações.

A segurança dos pedestres também tem ações específicas, com expansão das áreas de pedestres, programa de arborização e sombreamento e relocação de ambulantes para pontos específicos. Ainda a instalação de passarelas e a implantação de lombadas eletrônicas nas avenidas.

Outra intervenção importante se refere ao tráfego de carroças. Será realizada regulamentação do serviço de transporte à tração animal, com relação a regras de circulação, respeito às leis de trânsito e à sinalização, estabelecendo proibição de circular na área central, no prazo máximo de dois anos.

As intervenções ainda contemplam a cidade com a implantação de Zona Azul, visando criar rotatividade de veículos, adequando a oferta de vagas, de forma a democratizar sua utilização por parte da população. Prevê a criação de 3.501 vagas, podendo chegar até o limite de 4.000 vagas, além da criação de 1.994 vagas de automóveis, 758 vagas de motocicletas, 387 vagas de carga e descarga, 164 vagas de táxi, 118 vagas de moto táxi, 33 vagas de especiais, 5 vagas oficiais, nove pontos de ônibus e mais 33 vagas para vans.

Escolas ganham condensadores de água


Primeiros condensadores serão distribuídos nas escolas na segunda-feira
Todas as escolas da rede municipal vão receber condensadores de água nos próximos dias. Cerca de 50 equipamentos foram entregues no almoxarifado da Secretaria de Educação na manhã deste sábado (24), e ao todo serão 300 condensadores.
O prefeito Tarcízio Pimenta acompanhou a entrega do material juntamente com o secretário de Serviços Públicos Luiz Araújo e o diretor do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento Educacional da Secretaria de Educação Roberto Gomes.
De acordo com o prefeito, o equipamento possui um aparelho que faz a condensação, utilizando o ar e transformando-o em água. “Não precisa de encanação e é essencial nas escolas onde falta água. Precisa de manutenção e visita técnica, e tem a água mais pura”, afirmou o prefeito. Os primeiros condensadores serão distribuídos nas escolas a partir de segunda-feira (26).
O almoxarifado adequa todo o material da Secretaria de Educação, inclusive a merenda escolar. No entanto, a ideia do Governo Municipal é realizar licitação para uma empresa fabricar, comprar, distribuir e servir a merenda, responsabilizando-se pelo serviço.
“As empresas atrasam na entrega do material. Dessa forma, a Prefeitura vai poder fiscalizar este serviço, acabando com a falta de merenda”, disse o prefeito.
Ele anunciou ainda que provavelmente as lousas eletrônicas serão instaladas nas escolas da Rede Municipal na próxima semana. Adiantou também que vai informatizar com Internet e fazer melhorias no almoxarifado, montando um núcleo ligado a Secretaria de Educação para controlar a entrada e saída dos produtos.